Exerese com sutura

Dermatologia cirúrgica

O que é a curetagem de uma lesão de pele?

É um procedimento realizado com cureta (semelhante a uma pequena colher, com uma das superfícies cortantes) para raspagem e remoção de uma lesão superficial de pele. A condição mais frequentemente tratada na clínica é a remoção de lesões de molusco contagioso (lesão viral comum em crianças, principalmente com histórico de dermatite atópica).

Como é realizado o procedimento?

É realizado ambulatorialmente, na maioria das vezes apenas com anestesia tópica, em creme. O anestésico tópico deve ser aplicado 30 minutos antes do procedimento. Após limpeza e assepsia do local realizamos a remoção da lesão com cureta estéril e descartável. Pode ocorrer sangramento discreto  que a compressão com gaze é suficiente para interromper. Não há cortes na pele e portanto não é necessária a  realização de sutura (pontos). Em geral  aplicamos pequenos curativos sobre as áreas tratadas que devem ser removidos após algumas horas.

Quais os cuidados após o procedimento?

Retorna-se a rotina normal após o procedimento. Não há necessidade do uso de antibióticos, repouso e  troca de curativos. Forma-se uma crosta (“casquinha”) sobre a área e a cicatrização ocorre entre 7 e 10 dias.

Ficarei com uma cicatriz no local?

Essa técnica é utilizada para lesões epidérmicas (muito superficiais) e em geral não resultam  em cicatrizes permanentes.

 

Saiba mais:

Nenhum conteúdo relacionado

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber dicas e novidades nos cuidados com a pele.

Segunda a sexta - 9h às 19h

+55 11    38639365

+55 11    30327431

+55 11 950393499

Rua Cláudio Soares, 72 . Sala 106
Pinheiros
São Paulo . SP . Brasil
05422-030